segunda-feira, 20 de maio de 2013

Monumentos Naturais


Um monumento natural é a ocorrência natural contendo um ou mais aspetos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade.
Em Portugal temos sete monumentos naturais:

  • Pegadas de Dinossauro de Ourém - Torres Novas
  • Carenque
  • Pedreira do Avelino
  • Portas de Ródão
  • Cabo Mondego
  • Pedra da Mua
  • Lagosteiros


Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro de Ourém - Torres Novas


O Monumento Natural das Pegadas de extremo oriental da Serra de Aire na povoação de Bairro, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e que contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossauros saurópodes; na laje calcária onde as pegadas de dinossauros se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, uma delas com 147 metros e outra com 142 metros de comprimento.

Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro de Ourém - Torres Novas

Mapa de Localização do Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro de Ourém/Torres Novas

Neste monumento natural, realizam-se visitas autónomas, de 3ª feira a Domingo, incluindo feriados, em que o visitante, após adquirir o bilhete de acesso na receção e ver o vídeo, faz o percurso que conduz à laje onde se encontram as pegadas fossilizadas. Este percurso é apoiado por vários painéis informativos, contendo alguma informação sobre a jazida e a formação das pegadas.
Em alternativa, os visitantes que queiram efetuar uma visita mais rápida, dispõem de um circuito mais curto que, para além da laje principal, também possibilita a visita ao Jardim Jurássico.

Visitas Autónomas

Realizam-se também visitas guiadas, em que estas visitas necessitam de marcação com a antecedência mínima de 8 dias. Destinam-se a grupos de visitantes organizados (mínimo 10 pessoas) que, após a observação do vídeo, pretendam uma visita enquadrada e acompanhada por um guia.
A visita efetuar-se-á pelo circuito mais curto, de modo a que numa hora se possam visitar as Pegadas de Dinossauros e o Jardim Jurássico.

Visitas guiadas
E realizam-se também visitas guiadas para grupos, que são destinadas a grupos (escolares ou outros), que devem obedecer a uma marcação prévia junto do Monumento Natural, com pelo menos 15 dias de antecedência. Estas visitas iniciam-se com a observação do vídeo sobre a história da descoberta e preservação das pegadas de dinossauros; seguidamente, o grupo faz o circuito pedestre de interpretação que conduz à laje onde se encontram as pegadas, enquadrado por fichas pedagógicas diferenciadas (1º ciclo, 2º e 3º ciclos e Secundário) que são distribuídas no início do percurso.
Estas visitas são dinamizadas por um monitor que acompanha o grupo. De referir que o auditório só tem capacidade para 40 lugares sentados, pelo que grupos maiores deverão ser divididos. A duração destas visitas é de 1h 30m a 2 horas.

Visitas guiadas para grupos escolares ou outro

Monumento Natural do Cabo Mondego


Classificado como Monumento Natural desde Outubro de 2007, o Cabo Mondego goza de grande valor científico, pedagógico e didático - para além do seu interesse geomorfológico e qualidade paisagística -, nomeadamente devido aos afloramentos jurássicos e às pegadas de dinossauros terópodes da era Oxfordiana. Faz igualmente parte da Rede Natura 2000, e tem uma área de 56,45 hectares.
Os afloramentos jurássicos do Cabo Mondego constituem um conjunto de excecional importância, nacional e internacionalmente reconhecida. Para além dos elevados valores presentes nos domínios da paleontologia de amonites, da paleoecologia de ambientes de transição, da sedimentologia e da paleoicnologia dos dinossauros, este conjunto sobressai, em particular, no domínio da estratigrafia.
O perfil geológico da passagem aaleniano-bajociano, consagrado como estratotipo de limite pela International Union of Geological Sciences, constitui um padrão internacional de referência, que materializa e representa um limite específico do tempo geológico, o que acontece pela primeira vez em Portugal. 
A qualidade exemplar do registo geológico dos afloramentos emersos e submersos, expostos de forma contínua e correspondendo a um intervalo de 50 milhões de anos, conjugada com a situação geográfica estratégica, que proporciona excelentes condições de observação e estudo, conferem ao Cabo Mondego um valor científico, pedagógico e didáctico inexcedível, para além do seu grande interesse geomorfológico e notável qualidade paisagística.

Monumento Natural do Cabo Mondego

Cabo Mondego

Sem comentários:

Enviar um comentário